RELATÓRIO DAS ATIVIDADES – JANEIRO A MARÇO DE 2025
- esfaaracaju
- 20 de mai.
- 6 min de leitura
Com gratidão e sentimento de dever cumprido, apresentamos o relatório das atividades realizadas no Externato São Francisco de Assis durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2025. Esse período foi marcado por vivências pedagógicas, espirituais, culturais e formativas, que fortaleceram os vínculos entre escola, alunos, famílias e comunidade educativa.

Iniciamos o ano letivo com a Jornada Pedagógica entre os dias 20 e 24 de janeiro, momento formativo essencial para o alinhamento das propostas pedagógicas, planejamento das ações e fortalecimento do espírito de equipe entre os colaboradores. Foram dias de escuta, partilha e preparação para mais um ciclo de educação com amor, propósito e compromisso. No dia 27 de janeiro, acolhemos com carinho nossos alunos e seus familiares para o início oficial das aulas. Trabalhamos a adaptação das crianças ao ambiente escolar e realizamos a apresentação da equipe de professores e funcionários, criando um clima acolhedor e seguro para todos. A ambientação foi pensada para promover a afetividade e o bem-estar dos estudantes nesse retorno. No dia 10 de fevereiro, realizamos a primeira Reunião de Pais e Mestres do ano, um momento de diálogo importante para a construção da parceria entre família e escola. Foram apresentadas as normas escolares, rotinas, expectativas e outros assuntos essenciais para o bom andamento do ano letivo. Entre os dias 24 e 27, realizamos atividades pedagógicas relacionadas ao Carnaval, trabalhando com os alunos a origem, a cultura e os valores positivos dessa celebração. Finalizamos o mês de com a vivência do “Carnaval da Paz e do Bem”, um momento alegre e educativo, com fantasias, músicas e danças que reforçaram o respeito, a convivência pacífica e a expressão cultural.
Durante o mês de março, realizamos atividades em sala de aula que abordaram o Dia Internacional da Mulher e o aniversário da cidade de Aracaju, valorizando a história, as contribuições sociais e culturais das mulheres e da nossa cidade. As crianças participaram de produções artísticas e reflexões sobre esses temas. No dia 14, tivemos uma vivência coletiva na quadra da escola, com a exposição dos trabalhos das turmas. As produções destacaram os conteúdos abordados nas semanas anteriores, com apresentações criativas e cheias de significado, envolvendo arte, oralidade, pesquisa e expressão corporal.
Dando continuidade às atividades, os alunos participaram de vivências sobre o Dia do Circo e o Dia Mundial da Água, com reflexões sobre o cuidado com o meio ambiente, a importância da água para a vida e o encantamento pelo universo circense, explorado de forma lúdica e educativa. Aos 24 de Março, realizamos a abertura da Campanha da Fraternidade 2025, com momentos de escuta e espiritualidade na escola. As crianças refletiram o tema; Fraternidade e Ecologia Integral, desenvolvendo o olhar solidário e a consciência social. Entre os dias 25 e 26, trabalhamos com as turmas a história do Externato São Francisco de Assis, despertando nos alunos o sentimento de pertencimento, gratidão e valorização da nossa trajetória educativa. Encerramos esse primeiro ciclo com uma Missa em Ação de Graças pelos 61 anos da nossa Instituição. Foi um momento de fé, gratidão e união, com a presença de alunos, familiares e funcionários.
As atividades pedagógicas foram organizadas com base na rotina das crianças e no respeito ao seu tempo de aprendizado. As atividades foram planejadas para acontecer em pequenos blocos ao longo do dia, intercalando momentos de brincadeiras dirigidas, exploração livre e cuidados essenciais. O ambiente foi preparado de forma acolhedora, com cantinhos temáticos que favoreciam o movimento, a descoberta e o convívio. Incluíram brincadeiras com blocos de encaixe, massinha de modelar, pintura com os dedos, colagem com papéis coloridos, exploração de texturas, jogos com bolas e brinquedos sonoros. Os professores utilizaram músicas, histórias curtas e rodas de conversa simples para estimular a linguagem oral e o vínculo afetivo com os colegas e os adultos. Foram promovidas atividades de movimento, como circuitos com obstáculos leves, dança livre, imitação de animais e brincadeiras de esconder e achar. Esses momentos ajudaram no desenvolvimento da coordenação motora ampla, no equilíbrio e na percepção do próprio corpo. Durante todas as atividades, a educadora atuou como mediadora atenta, incentivando a participação das crianças, respeitando suas expressões individuais e promovendo a interação entre elas. A afetividade foi um eixo central da metodologia, com atenção especial ao acolhimento, ao toque respeitoso, à escuta e à criação de vínculos seguros.
No ensino fundamental, foi construída com base na escuta dos alunos e na observação das suas necessidades. As professoras organizaram oficinas semanais que dialogavam com os temas trabalhados em sala de aula, utilizando estratégias diferenciadas para tornar o aprendizado mais atrativo e significativo. As atividades foram planejadas para desenvolver habilidades como leitura, escrita, raciocínio lógico, expressão corporal, cooperação e empatia. As atividades também abordaram valores importantes, como respeito, solidariedade, responsabilidade e cuidado com o próximo, sempre conectando com o cotidiano dos alunos. O mesmo trabalhou com metodologias ativas, como o trabalho em grupo e a resolução de problemas, promovendo a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Houve integração entre disciplinas, unindo arte e ciências, matemática e educação financeira, língua portuguesa e tecnologia, tornando o processo de aprendizagem mais completo e conectado à realidade.
Ao longo desse primeiro trimestre, além das atividades pedagógicas e formativas já mencionadas, os alunos também participaram de importantes experiências nas aulas de informática, horta (Irmã Flor), dança, capoeira, culinária e música. Esses momentos complementares enriqueceram ainda mais o processo de ensino-aprendizagem, despertando o interesse, a criatividade e a autonomia dos estudantes.
Na informática, as crianças tiveram contato com ferramentas tecnológicas de forma orientada, desenvolvendo habilidades de raciocínio lógico, coordenação motora e uso consciente da tecnologia.
No espaço da horta escolar conhecida carinhosamente por Imã Flor, acompanhados pelos os professores , os alunos vivenciaram o cuidado com a natureza, o plantio e a colheita, aprendendo na prática sobre sustentabilidade, paciência e responsabilidade.
As aulas de capoeira proporcionaram momentos de expressão corporal, respeito à diversidade cultural, ritmo e consciência corporal, sendo acolhidas com grande entusiasmo pelas crianças. A aula começa com um momento de escuta e acolhimento, criando um ambiente seguro e receptivo. O professor conduz um aquecimento leve, acompanhado de músicas suaves de capoeira, estimulando a consciência corporal e o respeito pelos próprios limites. Esse momento inicial, também serve para conectar os alunos ao ritmo e ao espírito coletivo da atividade. Com linguagem acessível e encorajadora, o educador apresenta os movimentos básicos da capoeira, como a ginga, a esquiva e a meia-lua. Ao demonstrar e convidar os alunos a praticarem, reforça a importância da observação, da paciência e da escuta do corpo. A diversidade dos ritmos e gestos é valorizada, respeitando as diferentes habilidades, ritmos de aprendizagem e formas de expressão.
Na aula de dança a professora realizou um diagnóstico informal com os alunos, por meio de rodas de conversa e dinâmicas, para compreender o nível de familiaridade e interesse deles pela dança. A partir disso, elaborou um plano de aula progressivo que contemplasse desde os aspectos mais simples da expressão corporal até a construção de coreografias temáticas. Organizou exercícios de alongamento, respiração e consciência corporal no início de cada aula, com o objetivo de preparar o corpo e estimular a percepção dos próprios movimentos.
A música, por sua vez, ocupou um lugar especial nas vivências escolares, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos alunos. Por meio de canções, instrumentos e atividades rítmicas, cada criança pode explorar sua sensibilidade, ampliar sua escuta, fortalecer a concentração e desenvolver a autoestima. A música tem o poder de tocar o coração e estimular a imaginação, sendo uma poderosa aliada na formação integral e na construção de memórias afetivas positivas. O professor propõe atividades de escuta musical e canto coletivo, com canções que transmitissem mensagens de fé, solidariedade, amor e fraternidade. O professor incentivou a prática vocal em grupo, com exercícios de aquecimento da voz, respiração e entonação. Trabalhou também a percepção rítmica e a interpretação das canções, estimulando os alunos a cantarem com sentimento e intenção. Alguns alunos foram convidados a acompanhar as músicas com instrumentos simples como violão, teclado e percussão, criando arranjos em conjunto e explorando a musicalidade de forma coletiva. Ao longo do processo, o professor valorizou o trabalho em equipe, a escuta ativa e o respeito entre os colegas. Cada encontro terminava com um momento de partilha, no qual os alunos podiam expressar o que sentiram ao cantar ou ouvir as músicas, fortalecendo o vínculo emocional e espiritual entre o grupo.
A aula de informática a primeira etapa foi dedicada ao acolhimento e ao reconhecimento das habilidades prévias dos alunos. O professor aplicou atividades simples para avaliar o nível de familiaridade de cada participante com o uso do computador, mouse, teclado e programas básicos. A partir desse diagnóstico, organizou os grupos de trabalho de forma que houvesse troca de conhecimentos entre os alunos. Cada uma dessas atividades foi marcada pela alegria, envolvimento e crescimento pessoal dos alunos, que se expressaram com liberdade e aprenderam de forma significativa através do movimento, da arte, da natureza e da tecnologia.
Esse primeiro trimestre foi construído com muito empenho, dedicação e amor. As atividades realizadas contribuíram significativamente para o desenvolvimento integral das crianças, respeitando suas individualidades e potencializando suas capacidades. Seguimos firmes na missão de educar com base nos valores cristãos, guiados pela luz de São Francisco de Assis, promovendo uma educação humana, fraterna e transformadora. Nesse espírito, dedicamos um agradecimento especial aos nossos colaboradores e amigos da Fundação Emirates, cuja dedicação diária e doação mantém vivo o sonho de cada criança. Como dizia São Francisco de Assis: "Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e, de repente, você estará fazendo o impossível". Que sua missão continue iluminando vidas e espalhando o bem, como uma verdadeira semente de esperança no coração de todos que passam pela Base do Externato São Francisco de Assis.
Comments